Lançamento | Pensamento crítico latino-americano e enfrentamento à crise do capitalismo

Portuguese, Brazil

Os artigos publicados nesta coletânea são produtos de pesquisas individuais e coletivas realizadas pelos intelectuais integrantes do Grupo de Trabalho “Epistemologias decoloniais, territorialidades e cultura” do Clacso, da qual o Celacc (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação faz parte.

Em 2021, o Celacc organizou o seu V Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação que contou com o apoio do Clacso e do Prolam (Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina) da USP. Mais de 100 pesquisadores de instituições latino-americanas participaram do evento (realizado na modalidade a distância por conta da pandemia do coronavirus) cujo tema foi O pensamento crítico latino-americano e as alternativas no enfrentamento da crise do capitalismo contemporâneo.

Os “papers” apresentados nos grupos de trabalho foram publicados em edição especial da revista Extraprensa. Nesta coletânea estão as reflexões de intelectuais que compõem o grupo e participaram das mesas centrais do simpósio, bem como textos apresentados no seminário do GT no Congresso do Clacso realizado em junho deste ano.

A tônica dos artigos desta coletânea é apresentar reflexões sobre dilemas enfrentados pelas sociedades latino-americanas neste contexto de crise do modelo neoliberal do capitalismo, os embates ideológicos acirrados com o crescimento da extrema-direita no mundo e as singularidades das organizações dos movimentos sociais no continente.

 

Lançamento oficial do livro: em breve publicaremos a data aqui

 

Download da publicação aqui