Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais: Desdobramentos através do samba de bumbo na escola São Paulo

Jéssica Michele Bispo Pereira
Cultura, educação e relações étnico-raciais (ETNOCULT)
Esta pesquisa busca a verificação da efetivação da lei nº 10.639/03, aplicada através das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, utilizando-se de estudo de caso, oficinas de samba de bumbo, realizadas em escolas municipais de Santana de Parnaíba. O principal objetivo é aferir o quanto essas oficinas contribuíram para a construção de cidadãos mais conscientes de sua história e identidade, e de seus direitos legais. Isto é, os possíveis desdobramentos da vivência do público-alvo (atualmente, jovens adultos), e princípios relativos à educação para o patrimônio cultural imaterial afro-brasileiro, por meio da cultura popular.