Feira Preta - Por Uma Outra Economia: “Economia Criativa”

Autor do Trabalho: 
Adriana Barbosa
Português, Brasil
Curso: 
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa: 
2009
Resumo: 
Mediante a compreensão do fenômeno cultural, é possível situar e reconhecer a diversidade existente no mundo, e sob a premissa da pluralidade deve caminhar o entendimento do respeito a identidades cultural. O artigo científico tem por objetivo principal demonstrar a importância do reconhecimento das “diferenças culturais”, da afro-descendente para que o patrimônio imaterial da humanidade seja preservado em nome das futuras gerações. Este artigo analisa a Feira Preta, como estudo de caso na perspectiva da historicidade do mercado e feiras neste universo de relações simbólicas. Sendo assim, as questões refletidas se inserem no multiculturalismo, a importância da diversidade cultural que diferencia e reconhece no Brasil a nação mais hibrida do mundo. Relacionando-se, a cultura e o consumo, estudados tanto os aspectos que se manifestam pela lógica de uma política cultural que assegure o multiculturalismo critico a despeito da ”Economia Criativa” garantindo a sustentabilidade do universo negro. Na dinâmica do consumo de produtos da diversidade cultural na pósmodernidade, o objeto de análise, passa pela inserção da cultura negra como fonte da produção de bens simbólicos e materiais na indústria da moda e do entretenimento, dentre outras indústrias culturais.
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