Horror Social - O Novíssimo Cinema Brasileiro Que Se Apropria das Convenções do Gênero para Cutucar Feridas Nacionais: Uma Análise de “Canto dos Ossos” (2020) e “O Cemitério das Almas Perdidas” (2020)

Autor do Trabalho: 
Luiz Guilherme Lupinacci Barreto
Português, Brasil
Curso: 
Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)
Ano da Defesa: 
2022
Resumo: 
Baseado no conceito de horror social, cunhado, no Brasil, pela pesquisadora Laura Cánepa, este trabalho analisa a recente tendência de crescimento da produção de obras audiovisuais brasileiras que propõem a utilização de convenções e clichês do gênero horror para refletirem sobre as problemáticas sócio-históricas do país. Para tanto, o texto apresenta um breve panorama do gênero, do século XVIII ao XXI, explica as particularidades do horror social, lista 26 obras recentes que flertam com essa tendência e, por fim, analisa dois longas-metragens: “Canto dos Ossos” (2020), um conto alegórico que utiliza o vampirismo como metáfora para a exclusão e a homofobia, e “O Cemitério das Almas Perdidas” (2020), um épico gore que expurga os fantasmas do colonialismo, como o fanatismo religioso e o genocídio indígena.