A identidade cultural dentro da roda de capoeira. Um olhar entre o centro e a periferia

Autor do Trabalho: 
Adriana Scarpetta Cleves
Português, Brasil
Curso: 
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa: 
2014
Resumo: 
O artigo indaga sobre a prática de capoeira entendida como um símbolo moderno de cultura, de identidade e de patrimônio imaterial brasileiro. Diante do processo da globalização, a prática de capoeira se expandiu do Brasil para o mundo inteiro conseguindo um grande reconhecimento no exterior. Para tanto, mostram-se duas experiências de difusão e de identidade da prática de capoeira: uma experiência no Brasil, na cidade de São Paulo, com jovens menos favorecidos da região do Capão Redondo e outra experiência na Colômbia, na cidade de Bogotá, com jovens menos favorecidos pertencentes a bairros periféricos da região de Ciudad Bolívar. A conclusão do estudo mostra que a roda de capoeira é um foco de misturas de culturas que agrega inter-relação e troca de saberes, sentidos e/ou pertencimentos, independentemente da região onde se encontrem as pessoas. Assim, o objetivo do trabalho é entender como se cria esse diálogo dentro da roda de capoeira.