Os Impactos da Pandemia na Educação Básica do Estado de São Paulo

Aline Libânia Chagas de Oliveira
Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)
A pandemia trouxe muitas consequências na nossa sociedade que agravaram os problemas já existentes no país. A área da educação foi impactada já que o modelo presencial de ensino teve que ser substituído de maneira rápida e sem planejamento para o modelo remoto e com isso ocasionou uma forte mudança no ambiente escolar. A pesquisa propõe refletir sobre os impactos causados na educação no estado de São Paulo. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com alunos, professores e diretores de duas escolas na zona sul de São Paulo: uma pública e outra privada que se sentiram afetados durante o período de isolamento, com dificuldades de acesso aos conteúdos, problemas relacionados à saúde mental e falta de treinamento para os professores no uso das plataformas.