Autor do Trabalho:
Adriana Cristina de Castilho
Português, Brasil
Curso:
Cultura, educação e relações étnico-raciais (ETNOCULT)
Ano da Defesa:
2024
Resumo:
O presente artigo pretende discutir as possíveis implicações da discriminação racial e do preconceito dos educandos negros e negras do ensino básico fundamental de forma a destacar a importância do papel da escola no enfrentamento da discriminação racial. Para compreender a complexidade do racismo na sociedade brasileira e sua repercussão no contexto escolar, nos valemos das contribuições de Dennis de Oliveira, Silvio Almeida, Kabengele Munanga, Maria da Glória Calado, Nilma Lino Gomes, Cida Bento, Eliane Cavalleiro e Carolina Jango. Metodologicamente, utilizamos a revisão bibliográfica, depoimentos colhidos nas mídias sociais, dados estatísticos do IBGE, Instituto Alanas, Portal Geledés e
Secretaria Estadual de Educação São Paulo. Os resultados do trabalho demonstram que o racismo vem sendo reproduzido no contexto escolar trazendo implicações às educandas e educandos, por um lado demarcando lugares de subalternização para crianças e jovens negros; por outro, lugares de privilégios para crianças e jovens não negros.
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