A Leitura Como Direito ao Imaginário Infanto-Juvenil de Deficientes Visuais

Autor do Trabalho: 
Michele de Souza Silva
Português, Brasil
Curso: 
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa: 
2022
Resumo: 
Este artigo trata de um estudo sobre a importância da leitura no desenvolvimento psico-social e participação ativa na vida cultural como exercício da cidadania da pessoa portadora de deficiência visual. No Brasil, a deficiência visual afeta cerca de 3,5% da população entre 0 e 65 anos. O acesso a leitura de textos de ficção e não ficção para o deficiente visual abre um universo de possibilidades ao ampliar seu imaginário através das informações apresentadas, dando-lhes ferramentas necessárias para a construção da base e desenvolvimento do intelecto e fruição de bens simbólicos. Para a execução deste trabalho, foram utilizadas a revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de testar a hipótese de que, com o acesso à leitura, houve um melhor entendimento sobre o mundo que os cerca e a consequente inserção social.