Redes e Educação: Influências digitais e temas de Sociologia

William Victor de Araujo
Media, Information and Culture (MIDCULT)
Este artigo investiga a partir da noção de Sociedade em Rede de Manuel Castells, como a Educação pode tratar das novas tecnologias digitais em sala de aula. A produção de conteúdo com relevância social e política das youtubers Rita Von Hunty e Sabrina Fernandes servem como Estudo de Caso, pois se alinham com o currículo da Sociologia no Ensino Médio. Ao promover novas formas de diálogo com o uso das novas mídias, cria-se uma cadeia de influência no pensamento do público e educandos, o que auxilia processos educativos para além de uma escolarização. Nos aproximamos de teóricos da Educomunicação, profissionais ativos na Educação e pesquisadores das novas mídias para analisar e refletir sobre o tema. Dessa forma o artigo pretende promover um diálogo que trata das intersecções de novos sujeitos da comunicação como uso inovador para o ensino.