“É Tudo Pra Ontem”: Práticas e Ferramentas Contra-Hegemônicas da Cena Musical Independente - Um Estudo de Caso do Hub Laboratório Fantasma

Autor do Trabalho: 
Ísis Cunha Oliveira Barbosa
Português, Brasil
Curso: 
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa: 
2022
Resumo: 
A indústria musical brasileira, historicamente, perpetua a exclusão dos profissionais de cenas que não atendem às suas lógicas hegemônicas. O hub de entretenimento Laboratório Fantasma desafia esse sistema, sendo um projeto de afroempreendedorismo que fomenta o rap nacional – música negra, independente e periférica. O objetivo desta pesquisa foi identificar ferramentas e práticas que garantiram a resistência do hub e discutir se podem ser consideradas contra-hegemônicas, entendendo que estudá-las pode abrir caminho para o seu uso por profissionais independentes, além da criação de novas estratégias de sobrevivência no meio musical. Para tal, os procedimentos metodológicos utilizados foram o estudo de caso e as entrevistas semiestruturadas.