Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais: Desdobramentos através do samba de bumbo na escola São Paulo
Autor: Jéssica Michele Bispo Pereira
Ano da Defesa
2019
Resumo
Esta pesquisa busca a verificação da efetivação da lei nº 10.639/03, aplicada através das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, utilizando-se de estudo de caso, oficinas de samba de bumbo, realizadas em escolas municipais de Santana de Parnaíba. O principal objetivo é aferir o quanto essas oficinas contribuíram para a construção de cidadãos mais conscientes de sua história e identidade, e de seus direitos legais. Isto é, os possíveis desdobramentos da vivência do público-alvo (atualmente, jovens adultos), e princípios relativos à educação para o patrimônio cultural imaterial afro-brasileiro, por meio da cultura popular.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp