A Democratização da Mídia: O papel da blogosfera na democratização da comunicação CELACC/ ECA-USP 2014
Autor: Alessandra Natasha Costa Ramos
Ano da Defesa
2014
Resumo
O campo da Comunicação no Brasil e no mundo tem passado por mudanças significativas no que diz respeito à maneira como a notícia é elaborada, distribuída e recebida pelos usuários. Por muito tempo, os jornalistas dos grandes veículos de comunicação falavam para o restante da população, sem que essa tivesse direito a voz. Com o advento da internet, e o surgimento da blogosfera e das redes sociais, houve uma mudança de paradigma no processo da informação. Hoje, os meios de comunicação de massa não falam mais sozinhos. Se antes, quando, por exemplo, o Jornal Nacional (instância máxima do jornalismo corporativo televisivo) contava uma história e era muito difícil haver contestações, hoje, não é mais assim. Gradativamente, essa força advinda da internet se organizou na chamada blogosfera progressista, composta, em grande parte, por jornalistas e ativistas digitais, cujo papel é, principalmente, questionar a forma como a notícia é transmitida pelos grandes veículos de comunicação. Esse grupo tem conseguido fazer um contraponto na informação política e, ao mesmo tempo, pautar temas como a democratização da comunicação. O presente trabalho pretende explanar a situação da mídia no Brasil, o monopólio exercido por ela, e apresentar o contraponto que surgiu a partir da internet: o movimento BlogProg, bem como, os encontros nacionais de blogueiros realizados por eles. A partir de relatos, documentos e entrevistas, mesclados a conceitos de teóricos da Comunicação, como Ignácio Ramonet e Dênis de Moraes, esta pesquisa apresenta um panorama deste novo paradigma da comunicação no Brasil.
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