Autor do Trabalho:
Francine Barbara Maia Oliveira
Português, Brasil
Curso:
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa:
2013
Resumo:
Este artigo tem como objeto de análise a Bienal Naïfs do Brasil e parte do
questionamento sobre o conceito de arte adotado pela equipe de profissionais que
idealizaram a décima-primeira edição. A metodologia utilizada foi a observação das obras
selecionadas e dos textos da curadora e da equipe de júris, a descrição das principais
ideias que compõem os textos e a reflexão sobre os pontos observados. Ficou evidente o
desconforto da equipe idealizadora referente às definições conceituais existentes sobre
arte naïf; buscou-se, assim, uma melhor definição – arte popular – e estabeleceram-se
características para tal classificação. Contudo, tais características reafirmam uma forma
de concepção de mundo, sob a influência de uma ideologia capitalista, a qual classifica
os objetos e pessoas de forma hierárquica, reforçando assim a relação dicotômica arte
culta X inculta.
Palavras-chave:
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