Autor do Trabalho:
Lilian Nobrega Peres
Português, Brasil
Curso:
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa:
2010
Resumo:
O estudo visa identificar os impactos da musicalização em comunidades econômica e
socialmente menos favorecidas, averiguar as contribuições que o estudo da música
proporciona as crianças e adolescentes, verificar como a música pode contribuir para
melhoria da qualidade de vida, do desenvolvimento social, da inclusão social e da
superação de barreiras e discriminações. Estas questões que orientarão o presente
estudo: A música é um instrumento capaz de aumentar a capacidade crítica do individuo
frente a realidade? Identificar se o espaço da comunidade é um produtor de arte? Há
hibridismo entre a cultura erudita e a cultura da periferia?, A educação musical ajuda
no desenvolvimento humano e na formação de cidadãos conscientes de seus
compromissos sociais?, Quais as mudanças na comunidade deste projeto, acesso da
comunidade à música erudita , ao não popular, não hegemônico.
Como objeto empírico de pesquisa escolheu-se o trabalho de musicalização realizado na
comunidade Heliópolis tendo como objeto de estudo a Sinfônica Heliópolis, que tem
como objetivo proporcionar a prática orquestral e conhecimento do repertório sinfônico
a seus jovens musicistas. Os alunos são de famílias de baixa renda e recebem bolsa auxílio.
Palavras-chave:
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