Algoritmos, cultura e mercado de comunicação: Uma análise crítica com proposta para aplicação prática
Autor: Nathalia Santos Andrijic
Ano da Defesa
2019
Resumo
Dentre todas as definições possíveis de algoritmo, podemos defini-lo como “(...) estruturas codificadas para a transformação de input de dados num desejável output, baseadas em cálculos específicos” (GILLISPIE, 2013, p.1 apud RAMOS, 2017, p. 78). Além do funcionamento técnico, é importante observar que esses mecanismos que regem várias interações em rede estão impactando a cultura e sendo impactados por ela. O objetivo deste artigo é aproximar pessoas de comunicação de uma visão crítica a respeito de algoritmos e seu impacto na cultura, discutindo quais as implicações dos algoritmos para as dinâmicas sociais e culturais e como o mercado está encarando essas implicações. A investigação, baseada em uma leitura crítica, parte de uma análise teórica de caráter qualitativo a respeito de cultura, algoritmos e a relação entre os dois, em livros basais e artigos sobre o tema, no Brasil e fora, como Hall (2003), Just & Latzer (2016), Gillespie (2013), Ramos (2017), O'Neil (2016). Em seguida, traça uma ponte clara com o mercado a partir de entrevistas em profundidade com especialistas. A partir das análises, foi possível perceber que o mercado de comunicação ainda está distante desta discussão sobre o impacto dos algoritmos, não entendendo as consequências de uma má aplicação e não tendo clareza de como abordá-los de forma crítica. Portanto, há que se notar a necessidade latente do mercado em encontrar formas práticas de lidar com os algoritmos. Com os textos e as entrevistas em mãos, é desenhado o SOS Algoritmo - Como colocar na rua um algoritmo com olhar crítico - um ferramental de boas práticas para o mercado de comunicação, ajudando na produção de algoritmos de forma crítica, algo que seja de fácil aplicação no dia a dia.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp