A divulgação da música clássica no Brasil e na Argentina - uma análise da cobertura de turnês internacionais nos dois maiores pólos culturais da América Latina
Autor: Caroline Figueira Zeferino
Ano da Defesa
2021
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar o que leva um evento de música clássica a ser bem sucedido, a partir da análise da repercussão na imprensa de duas apresentações internacionais - Anna Netrebko (2018) e Orquestra Filarmônica de Montreal (2019), em São Paulo (Brasil) e Buenos Aires (Argentina) - e de entrevistas com profissionais da área. Será avaliado como a divulgação da música clássica pode servir de ferramenta para aumentar a visibilidade deste tipo de música. Foram utilizadas teorias ligadas à indústria cultural (Theodor Adorno), ao ensino musical (Mario de Andrade), à determinação de gostos e capitais (Pierre Bourdieu).
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp