As Mídias e o Feminino: O Papel das Redes Sociais na Disseminação da Ideia do "Corpo Perfeito"
Autor: Cristiane de Andrade Lemes
Ano da Defesa
2022
Resumo
O presente artigo pretende discutir o papel das mídias, especialmente a rede social Instagram ao caráter influenciador na vida das mulheres, no que se refere ao modo de vida de um corpo intitulado como perfeito, analisando o perfil de influenciadoras digitais e as soluções para o emagrecimento. O objeto desta pesquisa são as mídias sociais, incluindo não apenas o Instagram, mas também o Youtube. O objetivo será demonstrar, por meio não apenas das influenciadoras, mas especialmente das seguidoras, o resultado que gera este tipo de disseminação, isto é, se realmente existe o alcance do objetivo que é o emagrecimento e se ocorre de fato uma mudança nos hábitos. Quanto a metodologia a ser aplicada será a qualitativa por meio de pesquisas teóricas a respeito do tema, com autores e autoras que discutem o tema, como a respeito: Silvia Federici, Naomi Wolf e Henry Jenkins. As entrevistas são também de caráter exploratório sobre o tema. Autores e autoras de artigos acadêmicos serão também citados, com pesquisas voltadas ao tema de Influenciadores Digitais e Influenciadoras Digitais, de forma bibliográfica. O artigo não pretende impor ideias ou apenas contrapor estas mesmas ideias, mas tem a pretensão de colocar em discussão este grande nicho de influenciadores digitais que pretendem, por meio de uma plataforma e de acordos comerciais, alcançar seguidores e parcerias de negócios, inspirando e estimulando a mudança de vida destes mesmos seguidores.
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