Música Contra Hegemônica: Música Industrial de Vancouver nos Anos 1980
Autor: João Felipe Pereira Irente
Ano da Defesa
2022
Resumo
Este trabalho discute a cena de música independente de Vancouver durante a década de 1980, sobretudo do gênero musical Industrial. A partir desse estudo, em conjunto com a obra de Jacques Attali e com o conceito de hegemonia explicado por Antonio Gramsci, há o objetivo de verificar se as ações culturais dessa cena podem ser enquadradas como ações contra-hegemônicas. Através do estudo de obras acadêmicas, entrevistas, publicações independentes e documentos históricos, é traçada a história da Música Industrial e de sua vertente canadense, também é caracterizada a sociedade e a ordem hegemônica de Vancouver, com foco especial em sua relação com a vida noturna e com eventos de música. Ao final, são verificadas claras intenções políticas na cena, que apesar de articulada, não foi bem sucedida frente à ascensão avassaladora do neoliberalismo e da globalização na cidade. Apesar de tudo, não se pode ignorar a influência da cena em gerações seguintes de artistas e produtores
culturais, como mostrada na última parte.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp