Estudos Fotográficos de Thomaz Farkas: O Reconhecimento Institucional da Fotografia Enquanto Arte
Autor: Gabriela Barreto
Ano da Defesa
2022
Resumo
Propõe-se, neste artigo, compreender como se deu o reconhecimento institucional da fotografia de Thomaz Farkas enquanto arte. A trajetória da pesquisa abarca as disputas travadas entre a fotografia e outros campos de representação pictórica, os postulados de uma nova visão pautada nas especificidades do meio, os diálogos entre o léxico fotográfico e a arte moderna brasileira e o papel do fotoclubismo nas primeiras décadas do século XX. Tais articulações estéticas e políticas culminam, em 1949, na exposição Estudos Fotográficos: momento inédito em que um museu brasileiro reconhece a fotografia enquanto uma manifestação artística.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp