Educação Étnico-Racial e Formação de Professores na UNIVESP: Um Estudo de Caso do Curso de Pedagogia
Autor: Rogério Alves do Rosário
Ano da Defesa
2022
Resumo
A presente proposta de pesquisa objetiva verificar de que modo a Lei 10.639/03 é contemplada na licenciatura à distância no curso de Pedagogia, pois o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, bem como a educação das relações étnico-raciais (ERER) são necessários na formação inicial de professores conforme aponta a produção acadêmica. As diretrizes legais, sobretudo, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Plano Nacional, as quais versam sobre a implementação da referida lei, sinalizam que os estabelecimentos de ensino que trabalham com a formação de professores deverão incluir a discussão da temática racial na matriz curricular dos cursos de licenciatura. A fim de se analisar a inclusão da temática étnico-racial, foi realizado um estudo de caso sobre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP),que concentra um terço das matrículas da educação à distância no curso de Pedagogia no ensino público. Para tanto, analisamos documentos públicos e privados, destacando-se o projeto pedagógico de curso (PPC). Concluímos o trabalho sinalizando que a referida instituição aborda a temática racial de modo superficial dado a inexistência de uma disciplina específica como aponta a literatura especializada (NEGREIROS, 2017).
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