O mercado da música ao vivo e as políticas públicas no estado de Alagoas: um recorte de 10 anos (2012-2022)

Autor: Lívia Maria Tenório de Freitas
Ano da Defesa
2023

Resumo

Diante da escassez de leis de incentivo verdadeiramente exequíveis no estado de Alagoas, os trabalhadores do mercado musical, desde os próprios artistas até os técnicos de som e luz, ficam sujeitos a participação nos poucos editais e chamadas públicas abertos pela Secretaria de Cultura para realizar seus trabalhos. Em razão desta constatação, esta pesquisa relaciona e analisa os requisitos, critérios de avaliação e valores de prêmio de editais publicados e executados ao longo de dez anos (2012-2022), entre os governos de Teotônio Vilela Filho e Renan Calheiros Filho, identificando as dificuldades e problemáticas para a construção de políticas culturais sólidas e eficazes naquela região, com acesso democrático e critérios justos de seleção e aprovação de projetos musicais, mais especificamente voltados para o mercado da música ao vivo.