Meio é transgressão: a performatividade de Paulo Bruscky em três atos
Autor: Marianna Silva Ferreira
Ano da Defesa
2023
Resumo
Paulo Bruscky, singular multiartista pernambucano, foi detido três vezes
durante os anos 60 e 70 devido às suas convicções artísticas contrárias ao padrão hegemônico de opressão imposto pela censura, pelo regime militar e pelo mercado de arte. Apesar disso, Bruscky nunca parou de se expressar publicamente. Sua produção artística é assim marcada pela experimentação em várias mídias, incluindo colagem, fotocópia, vídeo e performance, questionando os limites das instituições artísticas e das forças políticas de sua época. Esta pesquisa se concentra no caráter performativo de três ações de resistência política de Paulo Bruscky. O objetivo é congregar informações sobre essas três ações, explicitar as razões que levaram às detenções e compreender a estratégia subversiva elaborada pelo artista para confrontar o regime, enfrentando controles sensoriais, territoriais e políticos.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp