Reflexões sobre a formação de espectadores em artes cênicas a partir do Projeto Teatro a Mil do Sesc/RS
Autor: Vitória Medeiros Titton
Ano da Defesa
2023
Resumo
Esta pesquisa se aprofunda nas reflexões sobre formação de plateia e formação de espectadores a partir do estudo de caso do Projeto Teatro a Mil do Sesc/RS, que sistematicamente, desde 2011, oferece espetáculos de artes cênicas a estudantes da rede pública de Ensino. Como procedimentos metodológicos foram adotados: sistematização dos dados do projeto na Unidade Operacional Sesc Canoas no período entre 2015 e 2022, pesquisa on-line com gestores e educadores das instituições com mais adesão ao projeto e entrevistas presenciais semiestruturadas com parte dos respondentes da pesquisa on-line. A partir da análise dos dados obtidos e da articulação com os conceitos de formação de plateia, formação de espectadores e da Pedagogia do Espectador, verifica-se a importância de ações formativas e de mediação para, de forma efetiva, alcançar a criação e manutenção de novos públicos, tanto quanto a oferta de condições adequadas para a fruição.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp