Tiktok em Festivais de Música: uma análise do Lollapalooza Brasil 2022
Autor: Ariane Carvalho de Lima
Ano da Defesa
2023
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a influência das novas formas de produção e consumo de conteúdos na experiência de festivais de música, tendo como exemplo a relação entre o Lollapalooza Brasil 2022 e o TikTok. Considerando os conceitos de ‘‘Plataformização’’ e ‘‘Cultura participativa’’, foi desenvolvida uma análise de conteúdo dos vídeos da mídia social e realização de grupo focal. Com base nos resultados, o TikTok aparece como uma ferramenta que auxilia os usuários no compartilhamento dessas experiências devido aos seus recursos de vídeo, contudo a adequação de festivais às lógicas de rapidez e recomendação da plataforma traz desafios aos produtores culturais.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp