Newsletters no jornalismo: curadoria de informações na infodemia
Autor: Bárbara Paro Giovani
Ano da Defesa
2023
Resumo
Esta pesquisa buscou compreender o impacto que newsletters jornalísticas têm sobre o consumo de informações entre seus leitores. Para isso, realizou um estudo de caso com as newsletters Cajueira, que aborda temáticas que compreendem os estados do Nordeste brasileiro, e Giro Latino, que oferece conteúdos sobre os países do continente latinoamericano. Para compreender o processo de curadoria de conteúdos, foram realizadas entrevistas com os produtores de ambas as iniciativas, enquanto que para se obter o perfil dos leitores foi aplicado um questionário estruturado. Por fim, foi realizado um grupo focal com parte dos leitores respondentes do questionário, a fim de identificar as motivações de assinatura de uma newsletter e os hábitos de consumo desse tipo de informação. Observou-se que o público leitor tem alto nível de escolaridade e idade entre 20 e 40 anos. Para eles, esses produtos jornalísticos são um complemento às notícias que já consomem via portais e redes sociais.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp