O fim da Serendipidade genuína na esfera da Cultura: A uniformização do consumo por meio da Inteligência Artificial
Autor: Vinicius Miranda David Paulino
Ano da Defesa
2023
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a interação entre cultura e inteligência artificial em plataformas digitais. Buscaremos entender como essa plataformização interfere no consumo da arte musical, além de jogarmos luz sobre o possível falseamento da serendipidade por meio das usabilidades e consumo dos usuários nas playlists Daly Mix e Discover Weekly no aplicativo de áudio Spotify, em que os resultados da pesquisa nos mostraram que estes sistemas se beneficiaram dessas informações gerando uma retroalimentação de dados e mapeamento dos mesmos. A pesquisa aqui apresentada terá como base empírica por meio de uma análise crítica e teórica, de caráter híbrido, isto é, quali-quantitativa sobre a interação entre cultura, Inteligência Artificial (I.A) e seus algoritmos de recomendação em plataformas culturais digitais.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp