Convergência da Realidade na Virtualidade do Ciberespaço do Jogo Para Múltiplos Jogadores Online Tibia
Autor: Fatima Regina Faria
Resumo
O presente artigo trata da convergência entre os mundos analógico e virtual, observado no ciberespaço do jogo online Tibia mediante jogadores que norteiam os comportamentos de seus personagens no jogo através de características culturais e intrínsecas de seus modos de vida vivenciadas no mundo analógico. Buscou-se verificar se no ciberespaço do jogo é possível replicar comportamentos culturais e questões éticas que ocorrem também no mundo analógico, através dos comportamentos dos personagens dos jogadores considerando o conceito gramsciano de hegemonia. Palavras-chave:
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp