A Desinformação Pela Super-Abundância de Informação na Era Digital
Autor: Giovanna Nogueira Prata Pilon
Ano da Defesa
2011
Resumo
Neste artigo serão abordados alguns pontos que compõem uma mudança no
consumo da informação, fato que foi catalisado pela popularização da internet. Através do
monitoramento de sites de notícias e redes sociais do Brasil, viu-se que as informações, além
de mais rasas, estão se tornando mais rápidas, de forma a suprir a necessidade por
atualizações constantes, sem que haja um filtro de relevância.
Esse comportamento mostra-se parte de um fenômeno conhecido por desinformação,
em que o consumo por informação torna-se maior e mais disperso, porém o conhecimento
diminui.
Concluiu-se que a internet aparece como uma facilitadora no processo de
desinformação, agilizando sua propagação e prejudicando a credibilidade das fontes.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp