Jornalismo Cultural
Autor: Gabriela Maria de Aguiar Miranda
Ano da Defesa
2009
Resumo
Trata-se de um trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação Gestão, Projetos
Culturais e Organização de Eventos, no qual estudamos o processo histórico da cultura no
Brasil e como se deu a construção de conceitos sobre o tema. Durante o curso, além de
discutimos as leis e incentivos culturais que vigoram atualmente, buscamos um conceito de
cultura popular. Não há palavra mais difícil de definir do que a palavra cultura, dificuldade
que resulta não da falta de definições, mas do excesso. Para algumas ciências, a cultura é
um meio para atingir um fim: a investigação do homem nas suas múltiplas realizações.
Em base no contexto do curso, este trabalho observa e analisa o jornalismo cultural
a fim de investigar seus aspectos estruturais e responder como a informação cultural é
tratada nas revistas segmentadas culturalmente. O objeto de estudo foi a revista Bravo!, que
aos logo dos anos percorreu o jornalismo cultural erudito, para um jornalismo de caráter
comercial, acompanhando uma tendência de mercado.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp