A Cultura e Seus Produtos: O Caminho do Simbólico ao Mercado Cultural
Autor: Barbara Brasileiro Iturrez
Ano da Defesa
2009
Resumo
O artigo científico sob o título “O Caminho do Simbólico ao Mercado Cultural” tem
como objetivo estudar o caminho do valor simbólico, da tradição cultural de uma comunidade
frente às regras impostas pelo mercado de consumo de produtos culturais.
Pretende-se entender como é o caminho da transformação de um bem cultural e simbólico
para um produto de mercado. A escolha da ONG Meninos do Morumbi ancora-se em sua
acentuada exposição nos veículos de comunicação atuais, o que parece capaz de retratar tal
caminho.
O uso da música e das raízes da cultura afro-brasileira como mecanismo de integração à
sociedade e de desenvolvimento sustentável são itens interessantes de serem pesquisados.
Como será que isso acontece em São Paulo, um centro urbano globalizado, e com uma grande
diversidade cultural.
Palavras-chave
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp