O CINEMA POLÍTICO BRASILEIRO E CHILENO NA DITADURA
Autor: FELIPE JOSÉ FERREIRA MURGAS
Ano da Defesa
2015
Resumo
Apesar de serem países chamados latino-americanos e ambos terem passado por um golpe de
estado, Brasil e Chile trilharam caminhos diferentes na construção da história do seu cinema
no decorrer desse período. O passado de lutas sociais tornou o Chile não só teoricamente
preparado por meio do engajamento político como fez com que refletisse em uma articulação
sem igual da população de camadas sociais menos favorecidas. Em contra partida, o Brasil
encontrou sérios problemas na chamada “doutrinação” social, enfraquecida pela tática do
governo militar em estimular produções sem nenhum cunho político, ocasionando uma
espécie de “empobrecimento cultural” na população, que mesmo entre os mais engajados,
encontrava dificuldade em se articular. Esse panorama distinto entre países tão próximos com
histórias tão semelhantes de um mesmo período é o tema discutido nesse artigo.
.
1984
américa latina
argentina
Artes do Corpo e Comunicação
blog
blogger
Bolsonaro
Brasil
Brasil novilingua
capital cultural
capitalismo
celacc
Centro
chamada para publicação
Cidade
Coletivo Nós de Oz
Coletivos culturais
colóquio
comunicação
conhecimento
cononavírus
cultura
cultura afro-brasileira
cultura boliviana
David Harvey
Debate
democracia
Dennis Oliveira
desenvolvimento
Desenvolvimento Social
direitos humanos
diversidade cultural
eca
educação
eleições 2018
empreendedorismo
ensino público
escolas
escravidão
etnocult
extension
feira kantuta
Folha de São Paulo
gestcult
imigrantes
jornalismo
maria nazareth
Necropolítica
São Paulo
usp