Ciclo de Gestão Cultural on-line 2023

CICLO DE GESTÃO CULTURAL ON-LINE 2023

O Ciclo de Gestão Cultural consiste em uma série de diálogos que aprofunda discussões sobre questões da área da cultura e propicia a troca de experiências bem-sucedidas de gestão, consolidando formas de atuar em diferentes contextos e localidades. Em 2023, por meio de parceria com o Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC/USP) e Senac São Paulo, sua 4ª edição dedica-se a discussões sobre políticas culturais, mercado, tecnologia e a plataformização da produção cultural.

POLÍTICAS E PLATAFORMAS

A motivação desta edição do Ciclo de Gestão Cultural  é promover um amplo debate sobre o futuro das políticas culturais no Brasil, considerando três aspectos: recriação do Ministério da Cultura com a perspectiva de rearticulação do sistema institucional de fomento à cultura; os permanentes impactos da pandemia da Covid-19; e a emergência das plataformas digitais de produção e difusão cultural e outras tecnologias relacionadas com as indústrias criativas. Para tanto, os temas da série de webinários estão organizados em dois eixos principais: a reconstrução das políticas culturais e a plataformização da produção cultural. Essa abordagem evidenciará alguns dos desafios para a criação de um novo marco para as políticas culturais no país em contexto de crise econômica, política, sanitária, e, sobretudo, de crescentes inquietações sobre a dependência das plataformas de produção cultural e as influências dos sistemas de inteligência artificial nas artes e educação.

Webinários: um percurso entre a reconstrução e a plataformização

Os quatro webinários iniciais farão um balanço das políticas culturais no país, apresentarão um panorama dos impactos dos últimos anos no Minc, discutirão os efeitos desestabilizadores da pandemia para o setor cultural, assim como os novos aprendizados adquiridos ao longo desse período de crise sanitária. Serão ainda discutidos os desafios para a criação de um novo Plano Nacional de Cultura (PNC) e como o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) poderão ser fundamentais na democratização, regulação e tomada de decisões a partir de informações qualificadas. O último webinário deste primeiro eixo será dedicado aos desafios de promover ações, programas e políticas culturais em um contexto social polarizado, em geral caracterizado pelos discursos de ódio, preconceitos, racismo e informações falsas. A partir dessa ampla introdução, os quatro webinários seguintes abordarão as difíceis e tensas relações entre as políticas culturais e as plataformas digitais de produção cultural (Spotify, Instagram, YouTube, Twitch entre outras), considerando especialmente a regulação, as condições de trabalho e o modelo de negócios baseado na datificação e táticas para extração de informações. O terceiro webinário discutirá as três dimensões do consumo e participação cultural: presencial, on-line e imersão. Com isso, espera-se traçar um quadro de possibilidades e futuros desafios para elaboração de políticas e programação cultural no país. O último webinário será dedicado aos anseios e dilemas que artistas, produtores culturais e educadores precisarão lidar com a popularização de sistemas inteligentes regadores de textos, imagens e sons. Além dos aspectos legitimamente pessimistas, este webinário é um convite para imaginar um encontro mais colaborativo entre criadores e sistemas de inteligência artificial.

Curadoria e mediação de webinários: Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC ECA/USP)

Curadoria e execução de Conexões com o Mercado: Senac Lapa Scipião

Público: gestores, produtores, captadores, artistas, agentes e empreendedores culturais e criativos

Parceria: CELACC/USP, Senac Lapa Scipião