Conheça os Centros Culturais e Museus mantidos pela USP!

Português, Brasil

A Universidade de São Paulo mantém centros e museus de arte, cultura e ciência importantes não só para a comunidade universitária, mas para toda a sociedade. São espaços abertos à visitação do público em geral que abrigam atividades artísticas, históricas e científicas. O CELACC convida seu público para conhecer um pouco mais sobre esses espaços e os visitar! 

Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC)

Localizado no centro de São Carlos, promove atividades que despertam o interesse pela ciência e cultura. Possui jardins temáticos, um Espaço de Física e o Observatório que estão abertos à visitação do público espontâneo e grupos escolares com agendamento prévio. Além de oferecer cursos e orientações aos profissionais licenciados na área das ciências exatas e biológicas.  


Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: https://cdcc.usp.br/ 

Centro de Preservação Cultural (CPC) - Casa de Dona Yayá

Tem como missão promover ações e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural da Universidade, incluindo seus monumentos, acervos e memórias. Sendo referência na pauta patrimonial, promove inúmeros seminários, exposições, cursos, publicações e outras atividades de cultura e extensão relacionadas à temática. O CPC - Casa de Dona Yayá está localizado na região do Bexiga, zona central de São Paulo. 


Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: https://cpc.webhostusp.sti.usp.br/ 

Centro Universitário Maria Antonia

Situado na região central de São Paulo, o MariAntonia oferece variadas exposições reunindo artistas contemporâneos de diversas gerações, além de cursos de curta duração, palestras, debates e seminários, mostras de cinema, lançamentos de livros, entre outras ações culturais. Também abriga a Biblioteca Gilda de Mello e Souza, com acervo dedicado principalmente à estética. 

Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: http://www.mariantonia.prceu.usp.br/ 

Museu da Educação e do Brinquedo

Estabelecido dentro da Cidade Universitário, na Faculdade de Educação, tem como propósito preservar e difundir a memória sobre a educação, destacando sobre materiais, estratégias e práticas educativas, materializada por meio de atividades, jogos, brinquedos e brincadeiras das diversas áreas do conhecimento, envolvendo diferentes públicos. Além do mais, promove ações, investigações e formação sobre a relação entre educação, museus e outros espaços culturais.


Foto: Arquivo/USP Imagens 
Para mais informações, acesse: http://meb.fe.usp.br/ 

Museu de Anatomia Humana

Formado por um acervo de peças anatômicas, o Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero tem como missão difundir o conhecimento acerca da constituição dos diversos órgãos que formam os diferentes sistemas do corpo humano. Situado ao lado do Hospital Universitário no Campus São Paulo, seu principal objetivo é atender escolas e complementar o ensino de anatomia humana. 


Foto: Arquivo/USP Imagens 
Para mais informações, acesse: https://museu.icb.usp.br/ 

Museu de Anatomia Veterinária

O Museu de Anatomia Veterinária Prof Dr Plínio Pinto e Silva (MAV) é um órgão de integração da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. O MAV tem como missão o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão de serviços à comunidade, nas diferentes áreas de conhecimento e atuação da Medicina Veterinária.


Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: http://mav.fmvz.usp.br/ 

Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)

O MAE tem sob a sua guarda um riquíssimo acervo arqueológico e etnográfico, representativos de diversos povos originários brasileiros desde o período pré-colonial às sociedades contemporâneas, das influências Africanas e Afro-Brasileiras e da Antiguidade Clássica Mediterrânica e do Oriente Médio. São oferecidas visitas orientadas e oficinas temáticas, mediante agendamento prévio nas exposições.


Foto: Arquivo/USP Imagens 
Para mais informações, acesse: https://mae.usp.br/ 

Museu de Arte Contemporânea

Instalado na Vila Mariana (São Paulos/SP) em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC USP possui um acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações. É considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, mantendo à disposição de estudantes, especialistas e do público em geral uma biblioteca e um importante arquivo documental.


Foto: Arquivo/USP Imagens 
Para mais informações, acesse: http://www.mac.usp.br/mac/ 

Museu de Geociências

Promove a valorização do patrimônio geológico, por meio da aproximação entre as Geociências e a sociedade, sendo referência regional em museu de geociências, democratizando o acesso aos públicos acadêmico e não acadêmico. Em seu acervo possui coleções de minerais e rochas, mas também abrange outras áreas das Ciências da Terra, como Paleontologia, Sedimentologia, Meteorítica e Educação Ambiental. 


Foto: Arquivo/USP Imagens 
Para mais informações, acesse: https://museu.igc.usp.br/ 

Museu Luiz de Queiroz

O museu tem como finalidade preservar a memória da Escola Superior de Agricultura, bem como do seu idealizador Luiz Vicente de Souza Queiroz; promovendo exposições permanentes, temporárias e itinerantes, bem como projetos educativos que estimulem a reflexão científica, cultural e social.  


Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: https://www.esalq.usp.br/svcex/museu 

Museu Paulista (Museu do Ipiranga)

O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, (por estar localizado na região do Ipiranga, zona sul de São Paulo) é um museu especializado em história e cultura material. Pensando inicialmente como um monumento à Independência, foi adaptado para se transformar em museu. Com espaço para exposições, atividades educativas e culturais, em seu acervo, possui coleções ligadas à História Natural, História do Brasil e a História Paulista. 


Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: https://museudoipiranga.org.br/ 

Museu de Zoologia

O Museu de Zoologia é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre um papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global. Com mais de 10 milhões de exemplares preservados, guarda testemunhos únicos sobre espécies e ecossistemas, alguns hoje extintos. Esse patrimônio é fonte de dados importantes em biologia evolutiva, paleontologia, ecologia, e biologia molecular. 


Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: http://mz.usp.br/pt/pagina-inicial/ 

Museu Republicano Convenção de Itu

Sendo uma extensão do Museu Paulista no interior do Estado de São Paulo, também é especializado em história e cultura material brasileira, tendo como foco o movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, como também da história de Itu e região. Por meio de publicações, cursos, reuniões científicas, oficinas e atendimentos a públicos diversificados, exerce atividades de pesquisa, ensino e extensão, condizentes com o patrimônio histórico e cultural que abriga. 


Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: https://museurepublicano.usp.br/ 

Parque Cientec

Sendo um verdadeiro museu a céu aberto, o parque Cientec conta com diversas atrações para estimular o interesse pela ciência e pela preservação da natureza. Através de uma linguagem simples e com exemplos do cotidiano, o parque divulga a ciência e a tecnologia de forma descontraída, divertida e interessante, desmistificando a complexidade dos conceitos científicos.  


Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: https://www.parquecientec.usp.br/ 

Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos está situado na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente, no estado de São Paulo. A instituição desenvolve programas educacionais a partir da interdisciplinaridade, em vista do contexto histórico, geográfico, arqueológico, arquitetônico, social e ambiental em que as Ruínas estão inseridas.


Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: http://www.engenho.prceu.usp.br/ 

Museu de Logística Luiz de Queiroz

Localizado no campus da USP/Piracicaba, o museu compartilha com a sociedade as atividades realizadas no universo da logística.  Em seu acervo, itens históricos e representativos ligados à movimentação de mercadorias e peças de transporte como caminhões, locomotivas, barcaças e demais equipamentos essenciais para o funcionamento do setor agroindustrial.


Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: https://esalqlog.esalq.usp.br/museu-da-logistica 

Museu Oceanográfico (fechado temporariamente)

Com objetivo de difundir a ciência Oceanográfica e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico da USP, o museu evidencia a dinâmica, a estrutura e a biodiversidade dos oceanos. Infelizmente, o Museu Oceanográfico está fechado para reestruturação e ainda sem previsão de abertura.  


Foto: Arquivo/USP Imagens
Para mais informações, acesse: https://www.io.usp.br/index.php/infraestrutura/museu-oceanografico/apres...

Confira a localização exata das instituições culturais na cidade de São Paulo e outros espaços de lazer e cultura vinculados à USP no mapa abaixo: