O Itaú Cultural é uma organização fundada em 1987 que tem como objetivo democratizar e promover a participação social na cultura brasileira, através de pesquisas, produção de conteúdo, mapeamento, incentivo e difusão de manifestações artístico-intelectuais.

Desde sua fundação na década de 1980, o Itaú Cultural promove um discurso de valorização da diversidade das experiências culturais, apoiando e dinamizando manifestações culturais múltiplas (ITAÚ CULTURAL, 2013). Reconhecido nacional e internacionalmente, o Instituto é comprometido com a democratização da cultura e a transformação da realidade.

O Programa Rumos, realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, é um dos maiores e mais antigos editais privados de financiamento de projetos culturais no Brasil. Desde sua criação, o programa recebeu mais de 75,8 mil inscrições de todo o país e, na última edição (2019-2020), recebeu 11.246 projetos de artistas e pesquisadores de todos os estados brasileiros e de 18 países diferentes. O programa já contemplou mais de 1,5 mil propostas em diversas áreas de expressão e pesquisa, que foram vistas por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país e divulgadas por mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras. Desde a edição de 2013-2014, o programa passou por modificações para fortalecer a relação com artistas e pesquisadores e garantir sua relevância, tornando-se multidisciplinar e aberto a projetos individuais e coletivos (FUNDAÇÃO ITAÚ, 2021).

Foto: ITAÚ CULTURAL/ DIVULGAÇÃO

O programa Rumos Itaú Cultural contempla projetos ou trabalhos sobre arte e cultura brasileiras em qualquer expressão artística e/ou intelectual, apresentados e/ou desenvolvidos em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem artística ou mídia. Na fase de avaliação dos projetos, a comissão de seleção do Rumos Itaú Cultural considera critérios como singularidade, relevância e consistência (ITAÚ CULTURAL, 2021c).

A cada edição, o programa tem buscado evoluir na seleção de projetos que representem a diversidade de expressões culturais do Brasil, e isso pode ser observado na seleção de projetos que abordam temas como feminismo, negritude, indígena, acessibilidade e gênero, entre outros. Na última edição divulgada em 2020, dos 92 projetos selecionados, 13% abordavam a questão feminina, 23,9% a questão de negritude, 7,6% a questão indígena, 4,3% a acessibilidade, 5,4% a questão urbana e 2,1% a questão de gênero.

O estudo foi realizado pelos alunos da pós-graduação de Gestão de Projetos Culturais do CELACC USP: Ariane Pedroso, Bruno Rocha, Isabela Talamini, Katia Vasconcelos, Lavínia Du Valle, Marina Pereira Amante, Renan Otoni Agostini, Taynah L.S. Carlos Perfeito. O arquivo completo pode ser acessado através do link: A evolução dos recortes de diversidade e dos critérios de descentralização da produção cultural contemplados pelo Programa Itaú Rumos.pdf