A Cultura e Seus Produtos: O Caminho do Simbólico ao Mercado Cultural

Autor do Trabalho: 
Barbara Brasileiro Iturrez
Português, Brasil
Curso: 
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa: 
2009
Resumo: 
O artigo científico sob o título “O Caminho do Simbólico ao Mercado Cultural” tem como objetivo estudar o caminho do valor simbólico, da tradição cultural de uma comunidade frente às regras impostas pelo mercado de consumo de produtos culturais. Pretende-se entender como é o caminho da transformação de um bem cultural e simbólico para um produto de mercado. A escolha da ONG Meninos do Morumbi ancora-se em sua acentuada exposição nos veículos de comunicação atuais, o que parece capaz de retratar tal caminho. O uso da música e das raízes da cultura afro-brasileira como mecanismo de integração à sociedade e de desenvolvimento sustentável são itens interessantes de serem pesquisados. Como será que isso acontece em São Paulo, um centro urbano globalizado, e com uma grande diversidade cultural.
Arquivo PDF: