O fim da Serendipidade genuína na esfera da Cultura: A uniformização do consumo por meio da Inteligência Artificial

Autor do Trabalho: 
Vinicius Miranda David Paulino
Português, Brasil
Curso: 
Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)
Ano da Defesa: 
2023
Resumo: 
Este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a interação entre cultura e inteligência artificial em plataformas digitais. Buscaremos entender como essa plataformização interfere no consumo da arte musical, além de jogarmos luz sobre o possível falseamento da serendipidade por meio das usabilidades e consumo dos usuários nas playlists Daly Mix e Discover Weekly no aplicativo de áudio Spotify, em que os resultados da pesquisa nos mostraram que estes sistemas se beneficiaram dessas informações gerando uma retroalimentação de dados e mapeamento dos mesmos. A pesquisa aqui apresentada terá como base empírica por meio de uma análise crítica e teórica, de caráter híbrido, isto é, quali-quantitativa sobre a interação entre cultura, Inteligência Artificial (I.A) e seus algoritmos de recomendação em plataformas culturais digitais.