G.R.E.S. Quilombo: Uma Perspectiva Histórica de Resistência e Representatividade Afro-Brasileira no Carnaval Paulistano

Paulo Alexandre de Mello
Cultura, educação e relações étnico-raciais (ETNOCULT)
Este trabalho pretende discutir a representatividade da Escola de Samba Quilombo no carnaval paulistano, agremiação paulistana fundada há 15 anos. A escola mantém, em todos os seus enredos, exaltação à cultura afro-brasileira a partir de homenagens ou narrando o processo de resistências do povo negro na história do Brasil. Esta resistência, presente na história não apenas dos enredos, mas em todo o dia a dia da agremiação, é o objeto central deste texto, que foi construído a partir de entrevistas e acesso aos enredos da escola bem como de uma literatura específica. Para finalizar, de forma mais concreta e pormenorizada, será realizada a análise de seu enredo do ano de 2019.