O mercado da música ao vivo e as políticas públicas no estado de Alagoas: um recorte de 10 anos (2012-2022)

Autor do Trabalho: 
Lívia Maria Tenório de Freitas
Português, Brasil
Curso: 
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa: 
2023
Resumo: 
Diante da escassez de leis de incentivo verdadeiramente exequíveis no estado de Alagoas, os trabalhadores do mercado musical, desde os próprios artistas até os técnicos de som e luz, ficam sujeitos a participação nos poucos editais e chamadas públicas abertos pela Secretaria de Cultura para realizar seus trabalhos. Em razão desta constatação, esta pesquisa relaciona e analisa os requisitos, critérios de avaliação e valores de prêmio de editais publicados e executados ao longo de dez anos (2012-2022), entre os governos de Teotônio Vilela Filho e Renan Calheiros Filho, identificando as dificuldades e problemáticas para a construção de políticas culturais sólidas e eficazes naquela região, com acesso democrático e critérios justos de seleção e aprovação de projetos musicais, mais especificamente voltados para o mercado da música ao vivo.