Newsletters no jornalismo: curadoria de informações na infodemia

Autor do Trabalho: 
Bárbara Paro Giovani
Português, Brasil
Curso: 
Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)
Ano da Defesa: 
2023
Resumo: 
Esta pesquisa buscou compreender o impacto que newsletters jornalísticas têm sobre o consumo de informações entre seus leitores. Para isso, realizou um estudo de caso com as newsletters Cajueira, que aborda temáticas que compreendem os estados do Nordeste brasileiro, e Giro Latino, que oferece conteúdos sobre os países do continente latinoamericano. Para compreender o processo de curadoria de conteúdos, foram realizadas entrevistas com os produtores de ambas as iniciativas, enquanto que para se obter o perfil dos leitores foi aplicado um questionário estruturado. Por fim, foi realizado um grupo focal com parte dos leitores respondentes do questionário, a fim de identificar as motivações de assinatura de uma newsletter e os hábitos de consumo desse tipo de informação. Observou-se que o público leitor tem alto nível de escolaridade e idade entre 20 e 40 anos. Para eles, esses produtos jornalísticos são um complemento às notícias que já consomem via portais e redes sociais.