Reflexões sobre a formação de espectadores em artes cênicas a partir do Projeto Teatro a Mil do Sesc/RS

Autor do Trabalho: 
Vitória Medeiros Titton
Português, Brasil
Curso: 
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa: 
2023
Resumo: 
Esta pesquisa se aprofunda nas reflexões sobre formação de plateia e formação de espectadores a partir do estudo de caso do Projeto Teatro a Mil do Sesc/RS, que sistematicamente, desde 2011, oferece espetáculos de artes cênicas a estudantes da rede pública de Ensino. Como procedimentos metodológicos foram adotados: sistematização dos dados do projeto na Unidade Operacional Sesc Canoas no período entre 2015 e 2022, pesquisa on-line com gestores e educadores das instituições com mais adesão ao projeto e entrevistas presenciais semiestruturadas com parte dos respondentes da pesquisa on-line. A partir da análise dos dados obtidos e da articulação com os conceitos de formação de plateia, formação de espectadores e da Pedagogia do Espectador, verifica-se a importância de ações formativas e de mediação para, de forma efetiva, alcançar a criação e manutenção de novos públicos, tanto quanto a oferta de condições adequadas para a fruição.