A tendência das exposições imersivas na era das redes sociais

Autor do Trabalho: 
Anna Bella Pereira Machado Bernardes
Português, Brasil
Curso: 
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa: 
2023
Resumo: 
O presente artigo aborda duas faces de um fenômeno recente: as exposições imersivas. Em uma época em que as pessoas estão hiperconectadas e querem consumir múltiplas experiências, as chamadas exposições imersivas ganham a cena contemporânea. No Brasil, a maioria das mostras sequer circula por museus ou equipamentos culturais consagrados, ocupando mesmo os shopping centers. Em linhas gerais, o uso de projeções como simulacros de obras de arte incorpora o que há de mais recente na tecnologia digital expográfica, motivando a visitação, ao mesmo tempo em que a instituição secular museu enfrenta uma corrida contra o tempo pela transformação digital para não perder públicos. Enquanto as mostras imersivas estão, de certa forma, divulgando a “pseudo” democratização do acesso à arte, as instituições museológicas analisam os cenários para ampliar suas estratégias de inclusão, acessibilidade e divulgação.