Tudo, menos casa: análise do projeto Educação com Arte

Autor do Trabalho: 
Caroline Ferreira Baradel
Português, Brasil
Curso: 
Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)
Ano da Defesa: 
2015
Resumo: 
Analisa as oficinas culturais realizadas nas unidades da Fundação CASA a partir de dados oficiais disponíveis e assume caráter de estudo de caso. Como embasamento para o estudo realizado, utiliza-se das obras: Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire; A Magia dos invencíveis, de Ligia Costa Leite; A Voz dos meninos, livro que resultou do programa Educação com Arte, parceria do Cenpec com a Fundação CASA; Sociedade, mídia e violência, de Muniz Sodré; e Vida para o consumo, de Zygmunt Bauman. Traz informações detalhadas sobre o projeto Educação com Arte, como os dados levantados por seus responsáveis e a descrição das oficinas de arte do programa. Discorre sobre as medidas socioeducativas e, nesse contexto, apresenta as características e fundamentos da arte-educação. Ao final, realiza uma reflexão crítica sobre o papel das medidas socioeducativas, no contexto da violência de que o adolescente é vítima previamente ao ato infracional que o leva a ser objeto de tais medidas.
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