Universidade Aberta à Terceira Idade e o Espaço de Sociabilidade

Delma Balbino de Paula
Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)
O objetivo deste estudo foi realizar uma análise nos cursos oferecidos para a terceira idade, em uma instituição pública, para compreender se a Universidade, vista como disseminadora de cultura, esta abrindo espaço de sociabilidade aos idosos. O crescimento da população idosa vem acontecendo de forma progressiva no Brasil e esse crescimento vem acompanhado de necessidades, dentre as quais se pretende focar no espaço de sociabilidade dentro da Escola de Comunicações e Artes, no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, da Universidade de São Paulo, que de acordo com o Estatuto do Idoso, é um direito e que contribui de forma direta para uma melhoria da qualidade de vida dos idosos. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, realizada por meio de entrevistas, com um público de idade igual ou acima de 60 anos e revisão bibliográfica. As informações permitiram apontar que o espaço de sociabilidade dentro do grupo estudado pode ser considerado pequeno, porém essa iniciativa representa uma grande conquista para os idosos. Verificou-se também, que a maioria dos alunos tem formação acadêmica e identificou-se ainda, que os idosos têm pouco conhecimento sobre os seus direitos, mas afirmam que o Brasil tem pouca preocupação com as pessoas com mais de 60 anos.
Arquivo PDF: