A Ação Cultural no Cotidiano de Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Como Meio de Transformação Social
Autor: Kelly Pereira Carvalho
Ano da Defesa
2013
Resumo
Este artigo tem por objetivo realizar um estudo sobre a ação cultural do PMMR (Projeto
Meninos e Meninas de Rua) de São Bernardo do Campo no cotidiano de crianças e
adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ação cultural é realizada por meio do
EURECA (Eu reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente), bloco carnavalesco que
surgiu em 1991 com a participação de crianças e adolescentes atendidas pelo projeto e a
articulação das entidades que atuam na defesa dos direitos da infância e juventude. O bloco
sai nas ruas anualmente com temáticas que debatem a situação de exploração e violação de
direitos de crianças e adolescentes e a ausência do papel do Estado para o atendimento destas
demandas. Esta abordagem será realizada a partir de uma leitura histórico crítico,
contextualizando as situações de violação de direitos e as ações do Estado para a garantia da
proteção infanto-juvenil.
Palavras-chave