Pasar al contenido principal
  • +55 11 3091-4327
  • celacc@usp.br

Mulher protótipo do Cinema Novo e a Estética da Fome

Andrea Rosas de Almeida

Resumo

Estética da Fome, tese manifesto de Glauber Rocha, expõe problemáticas políticas, sociais e culturais de seu tempo. Produzida em 1965, na cena do Cinema Novo, exalta a figuração do ser e do agir de um povo a partir de seus traços socioculturais. Nessa conjuntura, Rocha desenvolve o texto e empreende a noção de mulher protótipo como integrante do povo por meio da alusão às personagens presentes em distintas produções. Diante do exposto, este artigo objetiva pensar aspectos desse protótipo, o lugar dessas mulheres no enunciado glauberiano e seu contexto histórico. O protótipo de Rosa, de Deus e o Diabo na Terra do Sol, e a representação das demais personagens referenciadas serão assim objeto de reflexão sobre a subordinação social das mulheres mencionadas na citada criação.

Gestão de Projetos Culturais (GESTCULT)

x