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A Poética da Máquina nas Obras de Waldemar Cordeiro (1967-1969)

Larissa da Silva Souza

Resumo

Conhecido como precursor da arte concreta no Brasil, o artista ítalo-brasileiro Waldemar Cordeiro (1925-1973) produziu uma extensa obra acerca da industrialização. A partir da leitura hermenêutica das obras Auto retrato probabilístico (1967), O Beijo (1967) e Derivadas de uma imagem (1969), este artigo busca identificar outros imaginários da máquina na obra do artista. As produções escolhidas representam a transição da fase Arte concreta semântica para a Arteônica. A leitura, aliada ao referencial teórico composto por Muniz Sodré, Lucia Santaella e Umberto Eco, propõe a interpretação das produções a partir de três linhas de força: as máquinas de ver, o movimento e a participação. A pesquisa sugere ainda que o deslocamento dos objetos funcionais para artefatos dotados de imaginários na fase semântica foi essencial para vislumbrar o uso “não utilitário” dos computadores no final da carreira do artista.

Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)

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