A West-Eastern Divan Orchestra e o Orientalismo no seu Discurso Fundacional
Ana Paula Lage de Oliveira
Resumo
Esta pesquisa tem como finalidade explorar a criação e o funcionamento da West-Eastern Divan Orchestra, iniciativa de Daniel Barenboim e Edward Said, como ferramenta de educação musical de cunho intercultural voltado a israelenses e árabes. O estudo se volta a uma análise crítica do discurso dos fundadores do projeto cultural internacional da orquestra e problematiza sua missão sociocultural a partir do conceito de orientalismo. Para tanto, o estudo parte da análise de entrevistas e diálogos entre o maestro e o intelectual, compilados na obra “Paralelos e Paradoxos: explorações sobre música e sociedade” (2004) e presentes no documentário “Knowledge is the Beginning” (2005). Por meio da análise crítica do discurso fundacional realizada com o ferramental teórico do próprio Edward Said, estudioso das questões identitárias pós colonialistas e autor de “Orientalismo” (2007), e de Michel Foucault, é possível perceber como as redes de poder e conhecimento operam mesmo em iniciativas que se propõem como resistência às lógicas ocidentais dominantes.