APRESENTAÇÃO
A relação entre mídia, informação e cultura é um aspecto fundamental na história contemporânea, marcada pelas contínuas mudanças tecnológicas que facilitaram a difusão massiva de textos, imagens, notícias e vídeos.
Este percurso, iniciado com a imprensa, rádio e televisão, evoluiu com a chegada da internet e, posteriormente, com o impacto das redes sociais, alterando a dinâmica entre emissores e receptores de informação.
OBJETIVOS
A proposta do curso é capacitar profissionais de comunicação para atuarem no mercado cultural, por meio de:
- a) Produção de conteúdos e reflexão sobre critérios de avaliação estética de produtos culturais e projetos artísticos;
- b) Análise e comparação técnica e conceitual de temas relacionados à produção cultural brasileira e latino-americana, além da reflexão e avaliação sobre as temáticas e pautas da mídia em geral;
- c) Contribuição para o aprofundamento teórico das práticas profissionais na mídia cultural.
O curso abrange áreas fundamentais para o exercício da profissão, como:
Arte e Tecnologia | Cultura Popular Latino-Americana | Informação e Linguagem em Novas Mídias | Jornalismo Cultural | Representações Sociais da Diversidade | Teorias da Cultura | Produção Midiática na Área Cultural | Metodologia da Pesquisa.
PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo será composto por uma etapa:
- a) Prova com base na bibliografia indicada, de caráter eliminatório, com nota mínima exigida de 7,0 (sete).
- b) A prova será realizada online na plataforma moodle de cultura e extensão.
MODALIDADE
O curso será oferecido predominantemente na modalidade online, por meio de aulas síncronas realizadas aos sábados. No entanto, algumas atividades específicas ocorrerão de forma presencial, no campus da Universidade de São Paulo. As datas e formatos dessas atividades presenciais serão informados previamente no calendário acadêmico.
INSCRIÇÃO
- a) As inscrições serão realizadas exclusivamente no site: http://celacc.eca.usp.br, no período de 1º de julho a 31 de julho de 2025;
- b) A inscrição somente será efetivada mediante o pagamento da taxa de R$ 60,00, seguindo as instruções constantes no formulário de inscrição.
- c) O link de inscrição será publicado aqui (aguarde)
IMPORTANTE: Após o preenchimento do formulário de inscrição, será aberta uma tela, onde o pagamento poderá ser efetuado por:
- Pix
- Depósito Bancário
TOTAL DO INVESTIMENTO
R$ 9.900,00 – Matrícula (R$ 550,00) + 17 parcelas de R$ 550,00.
Formas de pagamento:
- Boleto bancário
- Pix
- Depósito
VAGAS DISPONÍVEIS
50 vagas para o curso de Mídia, Informação e Cultura
DURAÇÃO DO CURSO
480 horas | 18 meses
- Turma: Sábado (8h30–18h)
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
Os(as) candidatos(as) aprovados(as) deverão apresentar:
- Plano de estudos (até uma página) sobre um tema da área cultural que pretendam desenvolver (acesso: http://celacc.eca.usp.br);
- Cópia do RG e CPF;
- Original e cópia do diploma de curso superior (bacharelado, licenciatura, sequencial ou tecnológico);
- Comprovante de pagamento da matrícula no valor de R$ 550,00.
Observação:
A matrícula somente será efetivada mediante a apresentação de toda a documentação no prazo estipulado.
PROVA
- a) A prova será realizada de forma online entre os dias 5 e 10 de agosto de 2025.
O(a) candidato(a) poderá acessar o sistema e realizar a prova.
- b) A prova terá duração máxima de 1h30 minutos.
- c) O (a) candidato (a) terá até 1 tentativa para concluir a prova. Ao iniciar a tentativa de reposta, o (a) condidato (a) não poderá fechar o sistema. Mais detalhes sobre a prova serão publicados posteriomente.
- d) A bibliografia obrigatória se encontra ao final deste edital.
Local da prova:
https://cursosextensao.usp.br/dashboard/
CRONOGRAMA MIDCULT 2025
Etapa |
Data |
Divulgação da Chamada Pública |
1º de maio a 30 de junho de 2025 |
Período de Inscrições |
1º a 31 de julho de 2025 |
Prova Teórica |
5 ou 10 de agosto de 2025 |
Resultado da Seleção |
15 de agosto de 2025 |
Período de Matrícula |
16 a 31 de agosto de 2025 |
Aula Inaugural / Evento Especial |
20 de setembro de 2025 |
Início Oficial das Aulas |
10 de outubro de 2025 |
Bibliografia do Processo Seletivo — Curso de Especialização em Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)
1. OLIVEIRA, Dennis de.
Jornalismo e Emancipação: uma prática jornalística baseada nos direitos humanos e na justiça cognitiva.
São Paulo: Alameda, 2016.
O autor propõe uma nova abordagem do jornalismo a partir da perspectiva da justiça cognitiva, articulando comunicação, direitos humanos e emancipação social.
2. SODRÉ, Muniz.
Reinventando @ Cultura.
Petrópolis: Vozes, 2006.
Discussão sobre os impactos das tecnologias digitais nas formas de produção, circulação e apropriação cultural, com foco na cultura brasileira.
3. THOMPSON, John B.
Mídia e Modernidade: Uma teoria social da mídia.
Petrópolis: Vozes, 1998.
Uma obra essencial para compreender o papel da mídia na organização da vida social moderna, abordando conceitos como espaço mediado, visibilidade e ação comunicativa.