Pular para o conteúdo principal
  • +55 11 3091-4327
  • celacc@usp.br

APRESENTAÇÃO

A relação entre mídia, informação e cultura é um aspecto fundamental na história contemporânea, marcada pelas contínuas mudanças tecnológicas que facilitaram a difusão massiva de textos, imagens, notícias e vídeos.
 Este percurso, iniciado com a imprensa, rádio e televisão, evoluiu com a chegada da internet e, posteriormente, com o impacto das redes sociais, alterando a dinâmica entre emissores e receptores de informação.

OBJETIVOS

A proposta do curso é capacitar profissionais de comunicação para atuarem no mercado cultural, por meio de:

  • a) Produção de conteúdos e reflexão sobre critérios de avaliação estética de produtos culturais e projetos artísticos;
  • b) Análise e comparação técnica e conceitual de temas relacionados à produção cultural brasileira e latino-americana, além da reflexão e avaliação sobre as temáticas e pautas da mídia em geral;
  • c) Contribuição para o aprofundamento teórico das práticas profissionais na mídia cultural.
     

O curso abrange áreas fundamentais para o exercício da profissão, como:


Arte e Tecnologia | Cultura Popular Latino-Americana | Informação e Linguagem em Novas Mídias | Jornalismo Cultural | Representações Sociais da Diversidade | Teorias da Cultura | Produção Midiática na Área Cultural | Metodologia da Pesquisa.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será composto por uma etapa:

MODALIDADE

O curso será oferecido predominantemente na modalidade online, por meio de aulas síncronas realizadas aos sábados. No entanto, algumas atividades específicas ocorrerão de forma presencial, no campus da Universidade de São Paulo. As datas e formatos dessas atividades presenciais serão informados previamente no calendário acadêmico.

INSCRIÇÃO

  • a) As inscrições serão realizadas exclusivamente no site: http://celacc.eca.usp.br, no período de 1º de julho a 31 de julho de 2025;
  • b) A inscrição somente será efetivada mediante o pagamento da taxa de R$ 60,00, seguindo as instruções constantes no formulário de inscrição.
  • c) O link de inscrição será publicado aqui (aguarde)
     

IMPORTANTE: Após o preenchimento do formulário de inscrição, será aberta uma tela, onde o pagamento poderá ser efetuado por:

  • Pix
  • Depósito Bancário

TOTAL DO INVESTIMENTO

R$ 9.900,00 – Matrícula (R$ 550,00) + 17 parcelas de R$ 550,00.

Formas de pagamento:

  • Boleto bancário
  • Pix
  • Depósito
     

VAGAS DISPONÍVEIS

50 vagas para o curso de Mídia, Informação e Cultura

DURAÇÃO DO CURSO

480 horas | 18 meses

  • Turma: Sábado (8h30–18h)
     

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

Os(as) candidatos(as) aprovados(as) deverão apresentar:

  1. Plano de estudos (até uma página) sobre um tema da área cultural que pretendam desenvolver (acesso: http://celacc.eca.usp.br);
  2. Cópia do RG e CPF;
  3. Original e cópia do diploma de curso superior (bacharelado, licenciatura, sequencial ou tecnológico);
  4. Comprovante de pagamento da matrícula no valor de R$ 550,00.
     

Observação:
 A matrícula somente será efetivada mediante a apresentação de toda a documentação no prazo estipulado.

PROVA

  • a) A prova será realizada de forma online entre os dias 5 e 10 de agosto de 2025.
     O(a) candidato(a) poderá acessar o sistema e realizar a prova.
     
  • b) A prova terá duração máxima de 1h30 minutos.
     
  • c) O (a) candidato (a) terá até 1 tentativa para concluir a prova. Ao iniciar a tentativa de reposta, o (a) condidato (a) não poderá fechar o sistema. Mais detalhes sobre a prova serão publicados posteriomente. 
     
  • d) A bibliografia obrigatória se encontra ao final deste edital.
     

Local da prova:
https://cursosextensao.usp.br/dashboard/

 

CRONOGRAMA MIDCULT 2025

Etapa

Data

Divulgação da Chamada Pública

1º de maio a 30 de junho de 2025

Período de Inscrições

1º a 31 de julho de 2025

Prova Teórica

5 ou 10 de agosto de 2025

Resultado da Seleção

15 de agosto de 2025

Período de Matrícula

16 a 31 de agosto de 2025

Aula Inaugural / Evento Especial

20 de setembro de 2025

Início Oficial das Aulas

10 de outubro de 2025

 

 

Bibliografia do Processo Seletivo — Curso de Especialização em Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT)

1. OLIVEIRA, Dennis de.
Jornalismo e Emancipação: uma prática jornalística baseada nos direitos humanos e na justiça cognitiva.
São Paulo: Alameda, 2016.

O autor propõe uma nova abordagem do jornalismo a partir da perspectiva da justiça cognitiva, articulando comunicação, direitos humanos e emancipação social.

2. SODRÉ, Muniz.
Reinventando @ Cultura.
Petrópolis: Vozes, 2006.

Discussão sobre os impactos das tecnologias digitais nas formas de produção, circulação e apropriação cultural, com foco na cultura brasileira.
 

3. THOMPSON, John B.
Mídia e Modernidade: Uma teoria social da mídia.
Petrópolis: Vozes, 1998.

Uma obra essencial para compreender o papel da mídia na organização da vida social moderna, abordando conceitos como espaço mediado, visibilidade e ação comunicativa.

x