Este projeto pretende fazer um estudo de do potencial de experiências de mídias alternativas em países da América Latina – Brasil, Argentina, Colômbia e Equador. Para a promoção da diversidade cultural. Para isso, faremos uma análise das matérias veiculadas em periódicos do Brasil, Argentina e Colômbia para verificar as fontes utilizadas na construção das matérias da área de cultura, as modalidades de expressão cultural mais citadas e de que forma as reflexões sobre estas se aproximam dentro de uma perspectiva de construção de um diálogo intercultural nos moldes apontados pelo relatório da diversidade cultural da Unesco.
CNPq
Maira Carvalho de Moraes
Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade de São Paulo(2012). Mestrando em Mudança Social e Participação Política (EACH USP)
Joao Roque da Silva Junior
Graduado no curso de Letras na Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências da Integração da América Latina pelo Programa Integração da América Latina (PROLAM), da Universidade de São Paulo. Atualmente está vinculado ao CELACC- Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação, na Escola da Comunicações Artes, participando da linha de pesquisa "Processo de Produção, Circulação e Fruição de Bens Culturais". É membro do Grupo de Trabalho Clacso Epistemologias decoloniales, territorialidades y cultura 2019/2022. Tem experiência de área de gestão e produção cultural. Tema de pesquisa: Cultura, Criatividade e Desenvolvimento Regional. Para acessar a pesquisa: Cultura, Criatividade e Desenvolvimento no Mercosul: desafios e possibilidades para as indústrias criativas e culturais. clique aqui para acessar: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-27052021-203405/pt-br.php
Fabiana Amaral
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) e Mestre (2006) e Doutora (2011) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo . Pesquisadora do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação CELACC-ECA-USP. Professora nos curso de Gestão em Projetos Culturais GESTCULT -CELACC-ECA-USP (desde 2007), na graduação de Arquitetura e Urbanismo da UNIP (2011). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Espaço, Cultura e Comunicação, Culturas subalternas, América Latina, culturas urbanas e cultura Brasileira. No campo de Arquitetura e Urbanismo tem experiência nas áreas de Planejamento Urbano e Regional e Habitação de Interesse Social.