Autor do Trabalho:
Sidnei Rodrigues de Souza
Português, Brasil
Curso:
Cultura, educação e relações étnico-raciais (ETNOCULT)
Ano da Defesa:
2021
Resumo:
Este artigo tem o objetivo, a partir de pesquisa bibliográfica, mostrar como a Cultura
hip hop (mais especificamente o rap) pode ser usado como ferramenta pedagógica
nas escolas públicas, usando as diretrizes da Lei 10639, lei criada para inserir o
estudo da história africana e afrobrasileira nas escolas públicas e privadas. São
objetivos específicos: analisar a história do rap brasileiro entendendo sua trajetória
dentro do movimento negro (fizemos um breve histórico sobre a trajetória do
movimento negro por meio das reflexões do professor Petrônio Domingues e
também da professora Nilma Lino Gomes) e sua importância na formação da
identidade cultural da população negra periférica e no combate ao racismo e
também compreender como o rap pode ser utilizado na formação escolar de
estudantes a partir das diretrizes da Lei 10639 usando como principais referenciais
teóricos a dissertação de mestrado do professor Kleber Siqueira Junior, que faz uma
análise de como o rap pode ser usado ferramenta pedagógica em sala de aula, e
também pelas pesquisas do professor Roberto Camargos que enxerga o rap como
uma ferramenta política. Busca-se também refletir sobre como os professores
poderiam inserir esse conteúdo em sala de aula e uma análise de como está a
aplicação da Lei 10639 nas escolas e se os professores tiveram formações em
relação a esta Lei.
Palavras-chave: