Cultura hip hop e lei 10.639/03: O rap como ferramenta pedagógica nos componentes curriculares da disciplina de História São

Autor do Trabalho: 
Sidnei Rodrigues de Souza
Português, Brasil
Curso: 
Cultura, educação e relações étnico-raciais (ETNOCULT)
Ano da Defesa: 
2021
Resumo: 
Este artigo tem o objetivo, a partir de pesquisa bibliográfica, mostrar como a Cultura hip hop (mais especificamente o rap) pode ser usado como ferramenta pedagógica nas escolas públicas, usando as diretrizes da Lei 10639, lei criada para inserir o estudo da história africana e afrobrasileira nas escolas públicas e privadas. São objetivos específicos: analisar a história do rap brasileiro entendendo sua trajetória dentro do movimento negro (fizemos um breve histórico sobre a trajetória do movimento negro por meio das reflexões do professor Petrônio Domingues e também da professora Nilma Lino Gomes) e sua importância na formação da identidade cultural da população negra periférica e no combate ao racismo e também compreender como o rap pode ser utilizado na formação escolar de estudantes a partir das diretrizes da Lei 10639 usando como principais referenciais teóricos a dissertação de mestrado do professor Kleber Siqueira Junior, que faz uma análise de como o rap pode ser usado ferramenta pedagógica em sala de aula, e também pelas pesquisas do professor Roberto Camargos que enxerga o rap como uma ferramenta política. Busca-se também refletir sobre como os professores poderiam inserir esse conteúdo em sala de aula e uma análise de como está a aplicação da Lei 10639 nas escolas e se os professores tiveram formações em relação a esta Lei.